quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Efeito estufa e os oxidos

Óxidos e meio ambiente

Poluentes que são jogados diretamente no meio ambiente são conhecidos como poluentes primários. Poluentes que são gerados a partir de alterações nos poluentes primários, no próprio meio ambiente, são conhecidos como poluentes secundários. Os óxidos são gerados a partir de diversas atividades humanas, principalmente a queima de combustíveis fósseis. Vários destes óxidos têm impacto ambiental importante sobre o meio ambiente. Ordem crescente de impacto ambiental causado pelos diversos combustíveis...
álcool etílico <  gasolina  < querosene  < óleo diesel
A grande desvantagem dos combustíveis derivados de petróleo é a presença de compostos de enxofre, que quando queimam nos motores originam SO2, que tem papel importante na formação da chuva ácida.
Óxidos do carbono, enxofre e nitrogênio e a chuva ácida
Normalmente a chuva tem pH ácido devido à presença do H2CO3. Como o CO2 presente na atmosfera é um óxido ácido, em presença de água ocorre a seguinte reação:
CO2   +   H2O   =>   H2CO3
Isto faz com que normalmente a chuva tenha um pH de 5,6 em ambientes não poluídos.
Toda chuva com pH inferior a 5,6 é considerada ácida e tem impacto danoso sobre o meio ambiente:
- O solo pode se tornar ácido e ainda pode ocorrer danos nas folhas dos vegetais;
- Deterioração de monumentos e construções a partir da corrosão do mármore, ferro e outros materiais;
- Acidificação da água de lagos e rios, gerando condições prejudiciais à vida dos peixes.
A queima de combustíveis fósseis, como carvão e derivados de petróleo, gera a emissão dos gases CO2, CO, SO2 e NO2. Os gases SO2 e NO2 podem originar chuva ácida interagindo na atmosfera através das seguintes reações:

O SO2 e a chuva ácida
2 SO2   +   O2   =>   2 SO3
SO3   +   H2O   =>   H2SO4
O NO2 e a chuva ácida
N2   +   O2   =>   2 NO  (no motor dos veículos)
2 NO   +   O2   =>   2 NO2
2 NO2   +   H2O   => HNO3   +   HNO2
A chuva também pode ser ácida em ausência de poluição quando ocorrem raios. As seguintes reações podem ser desencadeadas:

Chuva ácida em situação de ausência de poluição e presença de raios
N2   +   O2   =>   2 NO   (provocada pelos raios)
2 NO   +   O2   =>   2 NO2
2 NO2   +   H2O   => HNO3   +   HNO2
O N2O é um gás que não apresenta toxicidade e que foi utilizado como anestésico, também conhecido como gás hilariante.
O ozônio
O NO2  pode reagir com o oxigênio do ar na baixa atmosfera gerando ozônio.
NO2   +   O2   =>   NO   +   O3   (presença de luz solar)
O ozônio é importante na camada de proteção contra radiação ultravioleta  na alta atmosfera. No entanto, na baixa atmosfera, é considerado um poluente grave, podendo causar irritação dos olhos e garganta e queimaduras nas folhas das plantas. 
Os óxidos do carbono
A queima dos combustíveis no interior dos motores gera a emissão de CO2, CO e carbono particulado. O CO2 (dióxido de carbono) contribui para o efeito estufa, que é o aumento da temperatura média do planeta. Outros gases que contribuem para o efeito estufa são CFCs, CH4 e N2O. A grande preocupação com relação ao aquecimento global é que ele pode fazer com que parte das gelo dos pólos se derreta, ocasionando um elevamento no nível dos oceanos. 
 O CO (monóxido de carbono) é extremamente tóxico. Possui afinidade pela hemoglobina 250 vezes maior que a do oxigênio. Se inalado, pode causar desde dor de cabeça e tontura até  a morte. 
O carbono particulado é a fuligem responsável pela coloração escura que sai dos veículos e chaminés, pode causar irritação dos olhos e problemas respiratórios.
Inversão térmica
Normalmente, o ar da camada mais baixa da atmosfera é mais quente que as superiores. Sendo menos denso, ele sobe, sendo substituído por ar mais frio das camadas superiores. Quando este ar quente sobe, arrasta com ele os poluentes atmosféricos gerados pelos diversos tipos de atividade humana. Geralmente no inverno, pode se formar uma camada de ar frio abaixo da camada de ar quente, é a inversão térmica. Ficam aprisionados nesta camada de ar frio mais próxima do solo todos os poluentes gerados, fazendo com que a qualidade do ar se torne ruim.

Algo mais**

Smog
Esta expressão vem do inglês...
smoke (fumaça)   +   fog (neblina)   =   smog
Smog industrial é o típico da cidade de Londres (Inglaterra) e é constituído por fumaça, neblina, SO2, H2SO4, fuligem e outros poluentes. Ocorre no inverno (inversão térmica).
Smog fotoquímico ocorre em dias quentes e secos. É formado por gases de escapamentos, principalmente NO2 e hidrocarbonetos. Na presença de luz solar ...
NO2   +   O2   =>   NO   +   O3
NO   +   O2   =>   NO2   +   ½ O2
1/2 O2   +   O2   =>   O3
O smog fotoquímico tem a coloração castanha característica do NO2. Os catalisadores automotivos convertem hidrocarbonetos e o NO2 em compostos não tóxicos, mas que contribuem para o efeito estufa.
CxHy (hidrocarboneto)   +   O2   =>   CO2   +   H2O   (catalisador)
2 NO2   +   2 CO   =>   N2   +   2 CO2   (catalisador)
2 NO2   +   3 CO   =>   N2O   +   3 CO2   (catalisador)

Fonte: http://luizclaudionovaes.sites.uol.com.br/oxidoambiente.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário